ASSOCIE-SE - (51) 3318.6232

Basquete

O Basquetebol ouBasquete, como é conhecido no Brasil, é um esporte criado em 1891 pelo pastor canadense presbiteriano e também professor de educação física da Associação Cristã de Moços, James Naismith. O nome em inglês, basketball, significa bola ao cesto. É hoje um dos esportes mais populares do mundo.

Em termos físicos, o praticante do Basquetebol trabalha equilíbrio e força, fortalecendo os músculos abdominais e da região lombar, favorecendo a resistência e sustentação da coluna vertebral, estimula a tonificação de ombros e braços, em função dos dribles e dos arremessos, promove um alto gasto calórico devido ao seu dinamismo, propiciando uma melhora na coordenação motora e raciocínio lógico em seus praticantes.

Além das habilidades físicas específicas ao esporte, com a prática do Basquetebol pretendemos desenvolver em seus praticantes, a capacidade de tomar decisões frente aos desafios e de lidar com alegrias e frustrações diante de vitórias e derrotas, a compreensão e o respeito aos seus limites e aos dos outros, o respeito às regras, a sociabilização e a capacidade da colaboração coletiva.

Muito além do desenvolvimento das habilidades físicas e do aprendizado da modalidade esportiva, a prática do Basquetebol é uma importante ferramenta educacional, valorizando a convivência coletiva e o aprendizado de valores a partir da necessidade do conhecimento e do respeito às regras, da compreensão dos seus limites e dos outros, assim como do esforço necessário para superá-los.

O professor responsável pelo projeto, têm experiência com iniciação esportiva e o ensino do Basquetebol em clubes e escolas desde 1985, tendo sido professor de escolinhas e equipes de Basquetebol no Petrópole Tênis Clube, no Grêmio Náutico União, no Colégio Anchieta e no Colégio Leonardo Da Vinci, onde ainda exerce a função atualmente, além de treinador da seleção Gaúcha de Basquetebol em duas oportunidades.