ASSOCIE-SE - (51) 3318.6232

Sobre nós

Teresópolis: há 73 anos o clube que tem um bairro

Considerado um dos mais importantes clubes sociais de Porto Alegre, o TTC foi TOP OF MIIND por 9 vezes.

Dentre as principais atividades oferecidas pelo clube, destacamos:
• Diversas modalidades esportivas
• Opções de atividades sociais durante toda a semana
• Os melhores Bailes e Jantares oferecidos por clubes em nossa capital
• Espaços de lazer para a família toda
• O melhor Carnaval de clube do Rio Grande do Sul
• E muito mais...

O bairro Teresópolis não nasceu com o TTC, mas convive com ele como uma referência das mais importantes. Quantas vezes o bairro foi lembrado pelo clube onde se realiza um dos melhores carnavais de salão de Porto Alegre? Quantas pessoas dizem que moram a tantas quadras do TTC? E as reuniões organizadas pela ACBT - Associação Comunitária do Bairro Teresópolis, para a definição da passagem da III Perimetral pela região foram feitas onde? Assim como os encontros para elaboração do livro "Memórias dos Bairros - Teresópolis" elas também ocorreram no clube.

O clube caminha unido com o bairro que lhe emprestou o nome, tendo na região ruas com nomes de ilustres que passaram pelo TTC. Segundo a Secretaria Municipal da Cultura, a área onde situa o bairro Teresópolis fazia parte da Sesmaria de Sebastião Francisco Chaves. No ano de 1876, Guilherme Ferreira de Abreu loteou uma área onde se assentaram algumas famílias de imigrantes italianos. O nome de loteamento teria sido homenagem ao seu irmão, Francisco Ferreira de Abreu, médico carioca que tinha o título de Barão de Teresópolis.

A partir de 1901, foram comercializados outros terrenos pela Companhia Territorial Rio-Grandense, surgindo então o bairro. A Praça Guia Lopes – localizada em uma área doada por Maria Luiza Fernandes, esposa de Antônio Manuel Fernandes, ex-presidente da Câmara Municipal - tornou-se o núcleo central de Teresópolis, e seu primeiro nome foi Praça Dona Maria Luiza. A circulação de bondes, no início do século XIX, proporcionou o aumento da população. Em 1910, acontecia na praça a primeira Festa da Uva do Rio Grande do Sul.

Em 1938, surgia o Departamento de Tênis do Clube Leopoldina Juvenil, que originou o Teresópolis Tênis Clube, na década de 40, quando a Associação Leopoldina Juvenil, que tinha sua sede esportiva no prédio de número 2.804 da Avenida Teresópolis, se transferiu para o bairro Moinhos de Vento. Entre os associados, havia moradores do bairro, que com a distância da nova sede do Leopoldina, começaram a enfrentar dificuldades para praticar tênis.

Neste contexto, Lauro Lopes dos Santos, Henrique Lopes dos Santos e Paulo Guimarães começaram a pensar na fundação de um clube, que teria como principal atividade o tênis. No dia 31 de maio de 1944, ainda na sede da Associação Leopoldina Juvenil, reuniram-se com o Engenheiro Ludolfo Boehl e um grupo de amigos para tratarem da organização de uma sede esportiva, recreativa e social de nome "TEREZÓPOLIS TÊNIS CLUBE SOCIAL E RECREATIVO". Começava a história do clube que chegou aos 73 anos, com orgulho de ter um bairro.